sábado, 10 de setembro de 2011

Tendência: comfort food



Comidas que lembram bons momentos e proporcionam bem estar!

Sabe quando você sente aquele cheiro de bife fritando ou do cheiro de feijão com bacon cozinhando e se lembra da sua mãe, da sua avó ou de alguma lembrança boa? Esse tipo de comida que te faz ficar nostálgico tem nome! É a comfort food.
A única regra pra classificar um prato nesse termo é o bem psicológico que ele traz, fora isso a classificação é bem individual.
Apesar de ser um termo pouco conhecido ele existe já desde os anos 70 e há diversos estudos citando-o.
As comfort foods são acusadas de serem uma das dificuldades ao emagrecimento já que passar pelo processo de emagrecer é um período tão estressante que a gente acaba buscando nelas um alento.
Uma chef que gosta bastante de cozinhar comfort food no seu programa de tv é a Nigella Lawson.
A comfort food é a comida emocional – desperta sensações agradáveis e evoca o prazer e o bem-estar ligado à infância, à história de vida. uma tendência forte que começa a se popularizar no Brasil, num contraponto ao fast food e à racionalidade dos alimentos funcionais, nos quais os benefícios à saúde são o chamariz. Ex.: brigadeiro de colher e bolinho de arroz. A indústria já descobriu esse filão. A Coca-Cola lançou um suco de laranja com este apelo. Há restaurantes e cursos especializados também. Outras correntes existentes: slow food e raw food (comida crua).
Cada país - e cada pessoa - tem a sua comfort food. Pode variar de acordo com a época e o lugar em que se viveu, cercado pela família e amigos de infância. É considerada uma derivação da comida caseira, aquela preparada pela sua mãe ou avó. Lembra? Vai da simples dobradinha 'queijo Minas com goiabada', passa pelo famoso brigadeiro, pela pizza, pela canja de galinha, chegando a elaborados pratos de cozidos ou peixes. É uma lembrança prazerosa.


Simplicidade é tudo
Quem não se apaixonou por Rémy, o ratinho chef de cozinha do filme Ratatouille, nome do célebre refogado de legumes francês que, no desenho animado, conquistou o coração do temido crítico de restaurantes. Rémy tem razão e está muito na moda com seu slogan: Keep it simple.
E você já tem a sua comfort food?

Fonte:
http://www.bolsademulher.com/corpo/comfort-food-85417.html
http://www.mepassaocardapio.com/2011/02/comfort-food.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...